Se você está esperando uma nova adição à sua família, provavelmente está sonhando em criar um espaço especial para o seu bebê e está pesquisando opções e descobrindo como escolher um berço. Um chiqueirinho berço geralmente forma o ponto central de um berçário e é o mais seguro lugar para um bebê estar durante os primeiros anos de vida. Com tantas opções disponíveis, o processo de escolha de um berço pode ser confuso e até um pouco cansativo.
Há uma variedade de fatores a serem considerados antes de escolher um berço. Listamos alguns dos critérios mais importantes a serem observados ao comprar um berço para o berçário do seu bebê.
1. Tipos de berços:
O mercado está repleto de diferentes tipos de berços que variam em tamanho e funcionalidade. A escolha depende muito das suas necessidades, do seu orçamento e do espaço disponível.
a. Berço de tamanho padrão – São berços de tamanho normal que oferecem muito espaço para o seu bebê crescer. Eles são perfeitos quando você tem uma área razoavelmente grande designada para o seu bebê – um berçário separado ou se você estiver compartilhando um quarto espaçoso O berço deve ter vários ajustes de colchão para que você possa diminuir a altura do colchão à medida que o bebê começa a crescer e ficar em pé.
Prós: os berços de tamanho padrão oferecem mais valor a longo prazo do que os berços e travessas de cabeceira e podem ser usados até o bebê ter cerca de 1,5 a 2 anos de idade. Eles também oferecem espaço suficiente para o bebê crescer, o que significa que você pode ficar tranquilo depois de configurá-lo e até que seu filho esteja pronto para dormir em sua própria cama.
Contras: Os berços de tamanho padrão ocupam mais espaço do que um berço compacto e custam mais do que berços e playards.Os berços de tamanho padrão também oferecem menos portabilidade uma vez configurados do que soluções de sono menores e mais leves, como berços e playards.
Quem deve comprar – Os berços de tamanho padrão são perfeitos para quem tem espaço suficiente para um berço espaçoso ou para famílias que esperam crescer.
b. Berços conversíveis – Com opções de conversibilidade de longo prazo, os berços conversíveis estão rapidamente se tornando uma das escolhas mais populares para o berçário de um bebê. Esses berços são muito parecidos com berços de tamanho padrão em sua dimensão e têm o recurso adicional de 3- conversibilidade em 1, 4 em 1, 5 em 1 ou até mesmo 7 em 1. Eles podem ser convertidos em espreguiçadeiras, camas para crianças e até camas de casal, dependendo das opções disponíveis
Prós: Os berços conversíveis oferecem valor a longo prazo e se adaptam às necessidades do seu filho em crescimento.Se você decidir investir em um berço conversível 5 em 1, estará preparado até que seu bebê atinja a idade adulta.
Contras: a maioria dos berços conversíveis tem um preço mais alto. Esteja ciente de que, para a maioria dos berços conversíveis, você terá que comprar peças extras (trilho para crianças, kits de conversão) para converter o berço em uma cama de criança ou em uma cama de tamanho normal.
Quem deve comprar – Quem procura uma solução de longo prazo e não quer sair em busca de uma solução para dormir a cada dois anos.
c. Mini berços – Os mini berços são muito parecidos com os berços conversíveis, exceto que são menores em tamanho e ocupam menos espaço. A maioria dos mini berços tem vários ajustes de altura do colchão que podem ser ajustados de acordo com sua preferência. Muitos desses berços se convertem em um mini sofá-cama e cama de solteiro, para que você possa usá-lo por muito mais tempo. Tudo o que você precisa é de uma grade universal de tamanho duplo e uma estrutura de cama.
Prós: É compacto e ótimo para um berçário loft ou para um espaço de co-compartilhamento. Eles são uma excelente opção intermediária a ser considerada para quem acha berços muito pequenos e berços muito grandes e/ou caros.
Contras: Os mini berços são menores do que os berços conversíveis de tamanho padrão, então é possível que seu bebê os supere antes de estar pronto para passar para uma cama de criança.
Quem deve comprar – Os mini berços são perfeitos para quem mora em apartamento ou pretende transformar um pequeno espaço em berçário. Eles também são populares entre os pais que desejam dividir o quarto com o bebê e entre as mães que esperam múltiplos.